dia do ministerio público

Dia do Ministério Público

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Hoje é o dia do Ministério Público, tão fundamental para o andamento reto dos poderes todo se que faz o judiciário andar de maneira coesa. É uma instituição totalmente livre, tanto ideologicamente, quanto financeiramente. Seu principal objetivo é lutar pelos objetivos da coletividade. É um verdadeiro contraponto às visões mandatórias dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, usando este último e toda a sua capacidade de ser imparcial às vistas
da lei, quando necessária a intervenção pelos direitos do Estado Democrático de Direito.

A Democracia, aliás, é a maior defendida pela instituição, já que, ao não se submeter às vontades dos poderes Legislativo e Executivo, organiza junto ao judiciário, a plena defesa da Constituição Brasileira e suas premissas. É a o órgão que faz valer as vontades do coletivo. É uma instância que busca a todo o momento a sinergia entre poderes e sociedade. Sua atuação pode ser nas instâncias civis e penais e sua força é determinante para diversas questões. O Ministério Público pode, autonomamente, pedir aberturas de processos, fiscalizar diversas ocorrências e manter a ordem dentro da legalidade.

Ministério público pode ser estadual ou federal

O Ministério Público ainda se divide em duas instâncias. Estadual, que atual em questões diretas do estado aos quais são vinculados e o Federal, que tem atual local, mas fazem a atuação para assuntos inerentes às instâncias federais. Não é de competência do Ministério Público Estadual organizar qualquer processo contra instâncias federais.

Direito de Família também precisa do Ministério Público

Diversas são as questões as quais o Ministério Público pode intervir. Por exemplo, em casos envolvendo incapazes é possível que haja a intervenção deste órgão para evitar que algum indivíduo seja lesado. Os melhores advogados de família do Rio de Janeiro são preparados para entender os processos e funcionamento desse importante braço da sociedade e trabalhar de acordo com suas premissas legais.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente