Desde 1872, o nome de família LINS E SILVA tem íntima relação com o Direito e assim prosseguem, por mais de cinco gerações, seja como Advogados, Magistrados ou Professores de Direito, numa tradição que dista mais de um século.
Haroldo Lins e Silva, pai de Paulo Lins e Silva e avô de João Paulo Lins e Silva, é considerado no Brasil o precursor da especialização do advogado no ramo exclusivo do Direito de Família. Na década de 1950, ninguém poderia imaginar que um profissional do Direito poderia sobreviver como advogado tendo essa especialização como exclusiva. Mas o instinto vocacional falou mais alto e assim, ele passou cada dia mais a se dedicar a tal ramificação.
Em 1961, seu filho, hoje sócio titular da firma PauLo Lins e Silva Advogados, já começava a frequentar o escritório do pai e a se interessar pela mesma especialização. Tendo se formado em 1966 pela Faculdade de Direito da antiga Universidade do Brasil, resolveu buscar no exterior experiência adicional para aplicar no escritório de seu pai.
Fez estágio em um escritório em Zurich (Suíça), participou do simpósio sobre a elaboração da Codificação Mundial de uma legislação de Direito Internacional Privado, em Genebra, em 1968, ao lado do Professor Fernando Albónico, do Chile.
Em 1969, participou na Fundação Getúlio Vargas de curso no então Centro de Estudos e Pesquisas do Direito (CEPED), para buscar conhecimentos mais amplos noutra parte do direito privado (Comercial e de Empresas).
Em 1970, foi o único brasileiro, num grupo de 16 advogados latino-americanos, a ganhar uma bolsa de estudos, concedida pela Organização dos Estados Americanos e pela Organização das Nações Unidas, para participar junto ao Instituto de Altos Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas, de um curso sobre Direito da Integração Europeia, uma novidade da época, nos primeiros passos da criação da Comunidade Europeia.
No curso realizado na Bélgica, teve a oportunidade de conhecer o funcionamento de escritórios de advocacia em Bruxelas, de participar de julgamentos na Corte de Haia, na Corte Internacional de Estrasburgo, na própria sede europeia das Nações Unidas em Genebra. Em 1977, quando cursava o Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu um convite para participar de um curso na Escola Internacional de Direito Comparado da Universidade de Luxemburgo, sobre o tema: “A Reforma do Direito de Família na Europa”, ministrado por professores especializados e de renome na época europeia.
E assim, o escritório PauLo Lins e Silva Advogados é hoje nacionalmente reconhecido como um dos melhores no ramo de Direito de Família e vem continuamente fortalecendo também sua reputação internacional, sempre trabalhando com a maior dedicação para atender às necessidades de famílias nacionais e internacionais.
O escritório está localizado na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema. Especializado em Direito de Família e Sucessões, conta com uma equipe de conceituados profissionais, de renomadas faculdades de Direito, incluindo um filho, João Paulo Lins e Silva, e três sobrinhos de seu líder. Todos os advogados e estagiários são cuidadosamente selecionados para oferecer aconselhamento jurídico preciso, eficiente, abrangente e sólido, sobre assuntos de grande relevância, como os que afetam as relações pessoais e patrimoniais.
A empresa oferece uma ampla gama de serviços do Direito de Família, incluindo divórcio e resolução de questões financeiras após separação, união estável ou acordos de coabitação, pactos ante nupciais, testamentos, heranças, sucessão e várias questões relativas a crianças, como rapto, realocação, custódia, pensão alimentícia, direitos de visitação e reconhecimento legal da paternidade.
A equipe de assessores jurídicos é fluente em inglês, espanhol, francês e alemão e está permanentemente atualizada com as normas legais em vigor, com atenção constante às mudanças legislativas. Todo o time de advogados do escritório aborda os assuntos já mencionados com a sensibilidade e o rigor necessários, buscando sempre oferecer a melhor solução possível a cada caso.